Ano 01 - Primeiros passos na programação
O CS Plus Ano 1 é uma introdução perfeita ao universo da tecnologia para crianças a partir de 7 anos. De forma divertida e prática, os alunos começam a desenvolver o raciocínio lógico e a criatividade, usando ferramentas gamificadas e exclusivas da SuperGeeks.
Para quem é esse curso?
- Crianças a partir de 7 anos
- Alunos iniciantes, sem necessidade de experiência prévia
- Interessados em tecnologia, jogos e aprender brincando
O que o aluno vai aprender?
Programação
- Fundamentos da lógica usando o game educacional Robito
- Criação de jogos com blocos usando o Game Engine SuperGPlace
- Desenvolvimento com Phaser Blockly, linguagem visual baseada em blocos
Informática básica (conteúdo extra)
- Ligação e usos do computador
- Introdução ao mouse e teclado
- Familiarização com ambientes digitais (como acessar pastas, usar navegador etc.)
Ferramentas utilizadas:
- Robito - jogo exclusivo SuperGeeks para ensinar lógica
- Phaser Blockly - ferramenta de programação por blocos
- Game Engine SuperGPlace - plataforma onde os alunos criam seus próprios jogos
Estrutura do curso:
- Carga horária semanal: 1h30min por aula
- Carga horária total: 48 horas
- Quantidade de aulas: 32
- Units (unidades didáticas): 26 principais + 6 extras de informática básica
- Turmas: mínimo de 3 alunos. Modalidades disponíveis.
Ao final do Ano 01, o aluno será capaz de:
- Entender a lógica por trás de comandos e ações digitais
- Criar seus próprios jogos simples
- Navegar no computador com autonomia
- Ter confiança para seguir para o CS Plus Ano 2, com uma base sólida de programação e informática
Ano 02 - Explorando a programação
O CS Plus Ano 2 é a evolução natural para os alunos que finalizaram os primeiros passos na lógica de programação. Aqui, eles aprendem ferramentas mais robustas como o Scratch ou o Phaser Blockly, enquanto se aprofundam em conceitos e na prática do desenvolvimento do computador no dia a dia.
Para quem é esse curso?
- Crianças e adolescentes a partir de 8 anos
- Alunos que já concluíram o CS Plus Ano 1 ou tem conhecimento básico de lógica e informática
- Interessados em desenvolver jogos mais sistemáticos e organizar melhor o uso do computador
O que o aluno vai aprender?
Programação
- Uso do Scratch para desenvolvimento de jogos com foco em interatividade
- Continuação no Phaser Blockly com novos desafios
- Conceitos importantes como: Condicionais (If/Else), Eventos e lógica de fluxo
Informática básica (conteúdo extra)
- Uso prático do mouse e teclado
- Organização de arquivos e pastas
- Compactação e descompactação de arquivos
- Navegação segura na internet
Ferramentas utilizadas:
- Scratch - linguagem de programação visual amplamente usada no ensino
- Phaser Blockly - programação por blocos com foco em games interativos
- Ferramentas básicas do sistema operacional (Windows) e computador
Estrutura do curso:
- Carga horária semanal: 1h30min por aula
- Carga horária total: 48 horas
- Quantidade de aulas: 32
- Units (unidades didáticas): 26 principais + 6 extras de informática básica
- Turmas: mínimo de 3 alunos
Ao final do Ano 02, o aluno será capaz de:
- Aplicar lógica computacional de forma mais eficiente
- Usar o computador com mais autonomia e organização
- Seguir para o CS Plus Ano 3 com mais confiança em suas habilidades digitais
Ano 03 - Desenvolvendo jogos com ferramentas profissionais
O CS Plus Ano 3 marca a reta final da trilha CS Plus, preparando o aluno para os próximos passos na formação tecnológica, como o MasterGeeks. Utilizando a ferramenta GDevelop, os alunos aprendem a criar jogos com uma engine profissional, além de expandirem seus conhecimentos em informática e segurança digital.
Para quem é esse curso?
- Crianças e adolescentes a partir de 9 anos
- Alunos que já concluíram o CS Plus Ano 2 ou têm boa familiaridade com lógica de programação
- Interessados em desenvolver projetos mais robustos com liberdade criativa
O que o aluno vai aprender?
Programação e Desenvolvimento de Jogos
- Criação de games completos com o GDevelop
- Construção de fases, interações, animações e lógica de jogo
- Entendimento de mecânicas profissionais aplicadas no mercado
Informática aplicada
- Navegação avançada no sistema operacional
- Uso de ferramentas digitais do cotidiano
- Segurança na internet, comportamento online responsável
- Conceitos de produtividade com uso do computador
Ferramentas utilizadas:
- GDevelop – engine profissional para desenvolvimento de jogos 2D
- Recursos do sistema operacional Windows e navegadores modernos
Estrutura do curso:
- Carga horária semanal: 1h30min por aula
- Carga horária total: 48 horas
- Quantidade de aulas: 32
- Units (unidades didáticas): 32
- Turmas: mínimo de 3 alunos
Ao final do Ano 03, o aluno será capaz de:
- Desenvolver jogos completos com uma engine profissional
- Aplicar conceitos avançados de lógica e desenvolvimento digital
- Navegar com responsabilidade e autonomia no mundo digital
- Estar pronto para ingressar no curso MasterGeeks, com maturidade e conhecimento para encarar desafios de desenvolvimento de sistemas e aplicativos reais